preloader
 Descubra o que o PIX e o certificado digital têm em comum

Descubra o que o PIX e o certificado digital têm em comum

Finalmente, o brasileiro passou a contar com um dispositivo rápido e seguro para transações bancárias.  O PIX chega com status de revolucionário, quando o assunto for velocidade na hora de depositar para seu amigo, cliente ou familiar. Uma grande vantagem é que as transferências podem ser feitas 24 horas por dia, sete dias por semana. O valor é creditado quase que automaticamente. Como qualquer outro procedimento bancário, a transferência on-line requer um alto nível de segurança. 

No Brasil, o PIX terá sua segurança complementada pelos certificados digitais, o que garantirá ainda mais credibilidade ao aplicativo do Banco Central. O correntista não precisa usar o certificado, mas todas as instituições bancárias precisam do dispositivo. 

Com a facilidade dada pelo PIX, a burocracia para transferências não presenciais praticamente deixam de existir. Se antes as transferências estavam restritas ao DOC e TED, com taxas altas para o serviço e com enorme limitação, hoje a ação poderá ser concluída em no máximo dez segundos.

Certificação digital vem para somar 

O Banco Central lançou o aplicativo brasileiro de transferência digital há pouco mais de um mês. No documento de regulação da ferramenta, o governo afirma que, para a segurança e funcionamento do PIX, o certificado de segurança será necessário às instituições. 

Isso quer dizer que as especificações técnicas do PIX tornam obrigatório o uso de um certificado digital tanto pelo Banco Central quanto para qualquer instituição financeira que faça o uso do PIX.

Isso só reafirma a importância e segurança oferecidas pelos certificados digitais, quando o assunto é algum tipo de atividade privada na internet.

O desafio é a segurança 

A facilidade oferecida pelo PIX deve redobrar também a atenção em relação à segurança das operações. Isso porque é grande o número de tentativas de fraudes praticadas contra serviços de transferências bancárias.

Um fator que trouxe ainda mais desafios para manter seguras as transferências é justamente a instantaneidade da ação. Com isso, exige-se o máximo de aparato tecnológico por parte de seu banco, uma vez que será ele o responsável por garantir a realização da transferência.

Em termos gerais, o tempo para realizar a transferência diminuiu muito, mas o risco de atividades criminosas continua o mesmo.

Estratégias de segurança 

No lançamento do PIX, o Bacen definiu algumas estratégias para dar segurança ao consumidor que utilizar o aplicativo. Segundo o órgão, o objetivo é também padronizar a forma com que as instituições bancárias farão uso do recurso.

Assinatura digital 

Segundo o documento de regulação do PIX, o usuário receptor deverá registrar sua assinatura digital junto ao seu banco, para garantir a identidade e sua autoria.

Uso de certificados digitais para criptografia e autenticação 

Este é um dos principais aspectos para a garantia de segurança dos clientes. Por aqui, nós já te mostramos a importância do certificado digital para sua empresa.

Para o PIX, os certificados digitais ICP-Brasil deverão ser utilizados pelos bancos, uma vez que dão a possibilidade de utilização de fatores de autenticação e criptografia.

Nesses casos, deverão ser utilizados os certificados ICP-Brasil, no padrão SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro).

Uso de HSM 

Essa ferramenta é que irá gerenciar o uso dos certificados digitais. Os bancos e demais empresas que adotarem o PIX são obrigadas a realizar a gestão correta de seus certificados digitais. 

Uma possibilidade neste caso é o uso dos HSMs, que são os dispositivos de criptografia baseados em hardwares, que armazenam as chaves dos certificados utilizados nas transações bancárias.

Conheça a Elo Digital

Você já está ciente de que o certificado digital é um dos fatores que darão maior dinamismo ao PIX. A segurança oferecida pelo certificado deixará você ainda mais protegido contra o risco de fraudes e ações criminosas que acontecem diariamente.

Consolidada no mercado de certificação, nossa empresa está preparada com o que há de mais moderno e inteligente no ramo da certificação digital. O objetivo é oferecer segurança a mais para sua empresa ou serviço. Entre em contato conosco!