preloader
 Validade do certificado digital: por que há um prazo e qual a importância de renovar

Validade do certificado digital: por que há um prazo e qual a importância de renovar

Saber a data de validade do certificado digital é mais importante do que você imagina. Estar atento ao prazo evita a interrupção do uso. Além de continuar a usar o certificado em diversos momentos importantes, o processo de renovação é mais simples do que emitir um novo. 

Neste artigo, você aprenderá, em tutoriais bem fáceis, como consultar a data de validade de todos os tipos de certificados e por que a ferramenta tem uso por tempo determinado. 

Fique com a gente e saia com informações fundamentais!

Por que o certificado digital tem validade? 

O certificado digital tem prazo de validade por questões de segurança. Quando um certificado é renovado, uma nova chave, com criptografia avançada, é criada. Esse aspecto dificulta ainda mais que o certificado seja fraudado, bem como os documentos e trâmites realizados com ele. 

Qual o prazo de validade dos certificados digitais? 

O tempo de validade de um certificado depende do seu tipo. Os modelos A1, A3 e certificado na nuvem contam com diferentes períodos de expiração. Conhecê-los ajuda até mesmo a escolher em qual certificado investir. 

A1 

O certificado A1 tem validade de 12 meses, ou seja, precisa ser renovado um ano depois da emissão para o proprietário continuar a usufruir de todos os benefícios. 

Como saber a data de validade

Para saber quando o A1 vence, é simples: 

1. Acesse configurações da internet. 

2. Clique em privacidade e segurança. 

3. Selecione segurança. 

4. Veja a informação em gerenciar certificados do dispositivo. 

A3 

A validade do certificado A3 vai de um a três anos. Dessa forma, é possível que você escolha se terá um A3 válido por 12, 24 ou 36 meses. Importante entender o custo-benefício, já que o aumento do valor não dobra ou triplica de um para dois e três anos na Certificaminas. 

Assim, pessoas e empresas que utilizam o certificado digital com frequência podem tirar ainda mais proveito do recurso ao optar por um tempo maior de validade. Ganha-se, ainda, mais tranquilidade no processo de renovação. 

Como saber quando meu certificado A3 expira

O passo a passo para descobrir a data de validade do seu certificado A3 é bem simples. Veja: 

1. Insira o token ou smartcard no computador. 

2. Selecione opções da internet. 

3. Clique em conteúdo. 

4. Em seguida, acesse certificados. É aí que você verá a data de validade do seu certificado A3. 

Bird-ID (certificado digital na nuvem) 

O Bird-ID oferece o maior tempo de validade: até cinco anos. Dessa forma, além de todas as vantagens de um certificado na nuvem, tem um custo-benefício excelente. O tempo para renovação e acesso de qualquer lugar com internet é uma das maiores vantagens desse tipo de certificado. 

Onde olhar data de validade do certificado na nuvem

1. Acesse o App Bird ID no celular

2. Vá ao menu Identidade

3. Acesse os certificados atuais

4. Selecione o certificado e veja a data de expiração

Data ideal de renovação do certificado

É recomendado renovar o seu certificado digital até um dia antes da data de vencimento. Dessa forma, o processo de renovação é mais simples.

Já se o certificado digital vencer, será necessário emitir um novo. Até lá, o proprietário fica sem poder realizar atividades fundamentais As pessoas jurídicas, por exemplo, podem comprometer a emissão de notas fiscais eletrônicas (o certificado digital é pré-requisito na maioria das vezes), cumprimento de diversas obrigações acessórias e facilitar o dia a dia com essa ferramenta que desburocratiza os negócios. 

Importante destacar que o certificado digital também tem horário de vencimento. Por isso, se vai renová-lo na data de expiração, programe-se para ser antes da hora mostrada. 

Renove seu certificado digital conosco

Além de emitir ou renovar seu certificado sem sair de casa, você pode se dirigir a uma das nossas unidades em diversos estados brasileiros ou acionar um Agente de Registro (AGR) da nossa rede. 

Mesmo que não tenha emitido o certificado conosco, é possível renová-lo com a gente!