preloader
 Proteção de dados: veja como e por que proteger os seus com certificado digital

Proteção de dados: veja como e por que proteger os seus com certificado digital

A segurança de dados é tão importante que até existe uma data mundial para chamar atenção para o tema: 28 de janeiro, Dia Internacional da Proteção de Dados. É justificável, pois 15,3% dos internautas em todo planeta já sofreram ataques em 2022, segundo estatísticas da Kapersky.     

No Brasil, o cenário também é preocupante. Uma pesquisa da Transunion mostrou que as fraudes subiram 20% entre julho e outubro de 2022, na comparação com o mesmo período de 2021. As tentativas de fraude também subiram oito vezes. Dessas, mais de 1,5 milhão foram bloqueadas. 

A boa notícia é que o certificado digital pode te ajudar bastante a proteger seus dados. Neste artigo, mostraremos como. Fique até o final e veja em quantas frentes é possível contar com esse recurso para ter maior segurança de dados.

Criptografia avançada dos certificados digitais

Os certificados digitais são seguros devido à criptografia, uma tecnologia que decodifica as mensagens, de forma que só pode ser entendida pelo emissor e receptor. Ou seja, se no caminho até o destinatário houver uma tentativa de interceptação, o cibercriminoso terá grandes dificuldades de efetivar a fraude. 

São realizadas diversas e complexas operações matemáticas para proteger e-mails, documentos, contas de banco, aplicativos e tantos outros para diminuir as chances de ataques e, em consequência, transtornos e perdas para os envolvidos. 

Como proteger dados com certificado digital

O certificado digital tem uma infinidade de usos. Porém, as pessoas costumam usá-lo, na maioria das vezes, apenas quando é obrigatório. É preciso conscientizar-se que a segurança de dados deve ser pauta cotidiana. Dessa forma, sempre que for possível, deve-se optar pela ferramenta. 

Proteja seus e-mails 

Uma das formas é proteger as trocas de e-mail com o certificado digital. Dessa maneira, as mensagens ficam mais protegidas e, em caso de precisar acionar a Justiça, os responsáveis vão aceitá-los como prova mais facilmente devido à credibilidade do certificado digital. 

Além de proteger os e-mails de receptação, é possível torná-lo prova irrefutável, uma dupla vantagem. 

Assine documentos com certificado

A assinatura de contratos e outros documentos importantes com certificados digitais acrescentam camadas de proteção a eles. Então, mesmo que houver a possibilidade de assinar presencialmente, é recomendável assiná-lo com o certificado. A tecnologia usada permite verificar se houve alguma alteração no documento, por quem foi feita e quando. 

A exemplo do que acontece com o e-mail certificado, é possível usá-los como prova em processos judiciais. 

Proteja informações dos seus clientes e empresa

Se você tem um e-commerce, aplicativo ou outro tipo de canal on-line, o certificado SSL irá proteger as informações da empresa e dos consumidores. Ele é pré-requisito para lojas virtuais, pois as operadoras de cartão de crédito exigem a ferramenta para integrar a solução de pagamento. Caso contrário, não é possível. 

Porém, mais que uma obrigatoriedade, ter certificado de segurança nos canais digitais, independente de haver venda, é uma prática que evita muitos problemas que podem ter consequências ruins para o negócio e imagem da marca. 

Acesse os órgãos competentes 

Há diversos serviços que podem ser acessados com ou sem certificado digital. O cumprimento da obrigatoriedade torna-se mais prático, rápido e menos burocrático. Porém, uma das principais vantagens é a segurança de dados. Quando você usa, colabora para a segurança dos seus dados. 

Comece a proteger seus dados com certificado digital

Aumente a proteção dos seus dados com certificados digitais. Aqui você pode escolher a opção mais adequada para você com ajuda de especialistas e emitir certificados, ou renovar, de qualquer lugar do país por videoconferência. Peça o seu já!