preloader
 Testamento particular: descubra como o certificado digital pode agilizá-lo

Testamento particular: descubra como o certificado digital pode agilizá-lo

O número de testamentos no Brasil cresceu nos últimos anos. Entre janeiro e julho de 2022, o aumento foi de 21,38% em relação ao mesmo período de 2019, segundo o Colégio Notorial do Brasil. 

Além de mostrar qual é a vontade pessoal, providenciar o documento pode acelerar os trâmites de recebimento da herança, já que a vontade expressa do falecido tende a evitar conflitos. Também é útil para o testador dispor de parte de seu patrimônio conforme sua conveniência, bem como quando o testador discorda da forma como a lei dispõe os bens: possibilitando deixar uma parte maior para um familiar mais necessitado ou uma pessoa querida que fica de fora da partilha por questões jurídicas. 

O testamento particular é considerado a forma mais simples de fazer o documento e o processo pode ser ainda mais facilitado com o certificado digital, além de conferir outras vantagens. 

Quer saber quais são e como fazer o testamento com certificação digital? Continue a leitura!

O que é testamento particular?

O testamento particular é um dos tipos de testamento aceitos no Brasil. Os outros tipos são o público, registrado em cartório; e o cerrado, também chamado de secreto. Em geral, fica com o advogado que só o revela quando o testador falece. Teoricamente, ninguém sabe do conteúdo até que seja necessário começar o processo de inventário. 

Já o testamento particular pode ser elaborado até de próprio punho. Para ter validade, é preciso que três testemunhas assinem, mas não é preciso registrar em cartório. Dessa forma, após o falecimento do autor, ele é registrado em juízo e verifica-se a veracidade. O juiz, em alguns casos, não chama todas as testemunhas por entender a declaração de uma ou duas como suficientes para prova de que o testamento é real. O testador, se quiser, pode contar com mais testemunhas para garantir maior veracidade ou prevenir-se da ausência de um deles, por questões de falecimento, por exemplo. 

A lei permite distribuir metade do patrimônio de acordo com a vontade do testador, inclusive para quem não é herdeiro, oficialmente. Os outros 50% seguem a regra jurídica e ficam para os chamados herdeiros necessários: marido/esposa; companheiro/companheira; descendentes (filhos, netos, bisnetos); ascendentes (pais, avós, bisavós). Lembrando que se a pessoa tiver cônjuge/companheiro(a) e filhos, por exemplo, a herança fica para eles. Em caso de ausência desses familiares, a sucessão passa para as outras opções. 

Como o certificado digital acelera o processo de testamento particular? 

Como nos contratos e outros documentos, os testamentos particulares podem ser assinados com certificado digital. De acordo com a advogada Marcela Lemos, apenas os testamentos do tipo particular podem ser assinados com a ferramenta. 

As vantagens são as testemunhas assinarem de qualquer lugar que estiverem. Dessa forma, não é preciso haver deslocamento, bem como pagamento de taxas de autenticação. Validar o testamento com certificado digital também confere camadas a mais de segurança ao documento, que passa a ser protegido com criptografia. Assim, é possível verificar se houve alterações. O testamento particular é considerado o mais frágil dos três. Com o certificado, ele fica mais seguro. 

Qual certificado usar para assinar testamento particular?

Os testamentos particulares devem ser assinados por pessoas físicas. Por isso, é preciso ter um certificado e-CPF, seja A1, A3 ou em nuvem. Além de agilizar o trâmite, será possível usá-lo em diversas situações depois, como assinar contratos a distância, declarar imposto de renda, acessar o eSocial e muito mais. 

Independentemente do tipo de certificado que você escolher, nós deixamos a sua jornada de compra muito mais segura e prática. Alguns podem ser emitidos por videoconferência. Peça o seu certificado digital!